« Voltar

Notícia

Agroicone participa do lançamento das plataformas multi-institucional ABC e WebAmbiente

16/04/2018

IMG-3443.JPG


Com o objetivo de aprimorar a agenda da agropecuária de baixo carbono, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério do Meio Ambiente realizaram, no dia 28 de março, em Brasília, o lançamento das plataformas multi-institucional ABC e WebAmbiente, que buscam medir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) nas propriedades rurais e oferecer soluções tecnológicas para a recomposição de áreas degradadas, respectivamente.
 
De acordo com Rodrigo Lima, sócio-diretor da Agroicone, que esteve presente no evento, a capacidade de monitorar os benefícios das práticas de baixo carbono, como plantio direto, restauração de pastagens, Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), dentre outras, pode promover ganhos de produtividade, fomentar a adaptação dos sistemas produtivos e ainda reduzir emissões de GEEs, favorecendo uma gestão mais aprimorada das propriedades. “Compartilhamos do entusiasmo no aprimoramento da política ABC brasileira, que ganha mais robustez com a Plataforma lançada. O potencial da agropecuária de baixo carbono é enorme e ganha mais força com a implementação do Código Florestal. Neste sentido, o País não só poderá buscar cumprir suas contribuições no Acordo de Paris com transparência, mas, também conseguirá alcançar um crescimento cada vez mais sustentável.”
 
No que tange a plataforma ABC, os envolvidos em seu desenvolvimento – Embrapa e MAPA -, ressaltam que esta é uma forma de tangibilizar, com dados concretos, as metas, métricas e objetivos definidos, habilitando o Brasil a preparar relatórios oficias e bem embasados. Esse respaldo será essencial para eventuais questionamentos sobre os processos de implementação desta política pública. O usuário poderá selecionar a metodologia, bem como acompanhar seus indicadores e armazenar e gerir dados. 
 
Já a WebAmbiente disponibilizará, via internet, ofertas de boas práticas, estratégias de recomposição mais adequadas e uma lista de espécies nativas para cada bioma. Além disso, também fornecerá informações climáticas, dados relacionados à área de uso restrito e alternativo do solo, diagnóstico interativo, entre outras funcionalidades. Para acessá-la, utilize este endereço: https://www.webambiente.gov.br/.
 

Fonte: Agroicone e EBC

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil