« Voltar
Notícia
Mudanças Climáticas e Boas Práticas Agropecuárias: tudo a ver com o business Agroicone
21/11/2014
A Conferência Global de Carne Sustentável realizada de 2 a 5 de novembro em São Paulo, e organizada pela GRSB – Global Roundtable of Susteinable Beef e GTPS – Grupo de trabalho sobre Pecuária Sustentável, trouxe especialistas do mundo todo para debater sobre o uso eficiente dos recursos globais na cadeia da carne bovina e os avanços e desafiosno tema de sustentabilidade produtiva.
O evento introduziu os novos princípios e critérios para carne sustentável adotados pelo GRSB, uma iniciativa multistakeholder que busca melhoria contínua ao longo da cadeia produtiva global.
Os palestrantes - nacionais e internacionais - e participantes debateram os temas: Produzir carne suficiente para o presente e para o futuro, Tendências Globais da Carne Bovina,
Sustentabilidade Global de Carne - Atualizações Regionais, O Brasil e a carne brasileira pelo GTPS - Resultados atualizados e os próximos Passos.
Uma das palestras, feita pelo pesquisador da Califórnia que contestou o famoso estudo da FAO afirmando que a pecuária contribui mais com o efeito estufa que todos os meios transportes do mundo, mostrou exatamente esse tema: intensificação sustentável.
Ele mostrou dados comprovando, em diversos sistemas de produção, de carne, leite, suínos, que a medida que se aumenta a produtividade, em especial por animal, a emissão de carbono por quilo de alimento produzido tende a cair.
A importância deste tema na agenda de mudanças climáticas e boas práticas agropecuárias levou a Agroicone participar das discussões durante a Conferência, com o objetivo de identificar os desafios e oportunidades para a produção sustentável na cadeia da carne bovina brasileira.
O grande desafio da carne sustentável no Brasil é disseminar tecnologias que aumentam a produção por animal e por área, combinando eficiência econômica, responsabilidade ambiental e social.
Fonte: www.grsbeef.org